19 de outubro de 2009

BLOG DA BIBLIOTECA COMPLETA UM ANO

Há dois dias atrás,este blog esteve de aniversário.Um ano de vida! Não teve bolo, velinhas, balões, parabéns... Mas, sem falsa modéstia, ele merece!






Celebrei a data com muito trabalho como nos seus primórdios, quando - em 17 de outubro de 2008 - preparei seu arcabouço, cabeçalho, as fotos dos escritores na borda direita, os bunner no pé do blog, e fiz a primeira postagem,  seguida de muitas, até o dia 31 de outubro, quando demos o pontapé inicial. Nascia o blog! Ganhara visibilidade! Que todos os seres iluminados o protejam e zelem pela sua flexibilidade, comunicabilidade e funcionalidade!


A comemoração foi trabalho e mais trabalho, até para compensar a minha pouca freqüência por aqui, devido a um sério problema de saúde em minha família, que tomou-me muito tempo e dedicação, no primeiro semestre do ano.


Voltando um pouco atrás, o blog da Biblioteca de Triunfo nasceu em meio aos preparativos da XXII Feira do Livro, quando fui convidada para fazer parte do júri do projeto CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.


Naquela ocasião, deparei-me com um lindo trabalho sendo desenvolvido nas Escolas do município, que partiu da Biblioteca, voltava à ela e era coroado na Feira. Eram crianças do pré, do fundamental, do médio e do EJA a contar com desenvoltura as criativas histórias que criaram, a partir de obras selecionados pela Biblioteca para serem trabalhadas nas Escolas.


Emocionante, saí dali com a cabeça fervilhando de idéias e ... mãos à obra! Foi a forma que encontrei de falar do meu encantamento com os livros, estudantes, professores, com a equipe da biblioteca, e, em especial , com a sua diretora: professora Sandra Essewein.


Da mesma forma foi o dia de hoje, quando voltei à Biblioteca como jurada para outra edição do mesmo concurso e lembrei-me de que já se passara um ano...


Da bastante trabalho construir um blog deste porte, por que envolve muita pesquisa, muitas horas no computador – e, responsabilidade, pois estamos conectados com o mundo e representamos uma instituição pública - mas é muito, muito bom vê-lo crescer e se tornar também uma fonte de pesquisa, participar de seu crescimento e ao mesmo tempo assistir o seu desabrochar. É como um filho!


Pra quem não sabe, e critica por que seu cabeçalho é assim tão pessoal, digamos, torno hoje público o motivo. Ele não foi sempre assim... Foi a forma que arranjei para corrigir o meu ímpeto. Ou seja, ele nasceu como a foto abaixo mostra, não era meu: 






Passou a ter o atual formato, por que a Secretária de Educação, professora Liliana Ferrarese Tavares, achou melhor, pois poderia trazer algum problema à Administração, segundo ela. Sua postura estaria ligada a uma consulta que fizera à Procuradoria ou algo equivalente.

São pontos de vista diferentes, e eu aceitei o dela, embora haja muitos blogs de várias bibliotecas públicas na internet. Mas o nome da biblioteca permaneceu no link, motivado pelo fato de que se eu o substituísse por outro, perderia todo o trabalho postado até então, e tinham sido muitas horas de efetiva pesquisa, elaboração e postagem.


Até mais! Paz &Luz! Namastê!
Gladis Maia

Um comentário:

Unknown disse...

Comemorar a criação do "Blog da Biblioteca" Coronel João Maia, é festejar a cultura, a educação, a informação, o intercâmbio, o conhecimento, as mídias, a leitura e o Livro.